Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

A Escola vai à Comunidade

Por José Namboretti

Quando a escola vai à comunidade, o ganho é múltiplo, seja para o aluno, seja para a própria população. Foi o que fizeram os alunos de enfermagem do Instituto Técnico Foyer. Alguns alunos foram selecionados para verificar pressão alta e diabetes dos participantes do evento GOMB (Grande Oriente Maçônico do Brasil), em Carapicuíba.

“Qualquer instituição interessada pode solicitar a participação de nossos alunos, que atenderemos com muito prazer. É a oportunidade de pôr em prática o que foi ensinado na teoria. Nesse caso, os alunos que já cumpriram os primeiros seis meses podem atuar na verificação de pressão alta e diabetes”, explica Adriana Gianelli, professora e supervisora de estágios do instituto.

Ela fez uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. “Falar sobre prevenção desses tipos de câncer não é fácil, ainda há mulheres que não se sentem à vontade para falar. Nosso trabalho é o início de quebra de barreiras impostas pela própria sociedade. As mulheres não devem se envergonhar em buscar conhecimento sobre a prevenção. Em minha palestra busco instigar e esclarecer. É importante abrir os olhos para outro ser humano. Quem cuidará melhor de nós senão nós mesmos? O esclarecimento deve ser intenso. As instituições devem ajudar na organização local e procurar escolas especialistas no assunto para auxiliar no trabalho de prevenção de doenças de modo geral. Deveriam acontecer mais palestras de esclarecimento para quem se interessasse em saber um pouco dos cuidados com a saúde. Quanto mais cedo se descobrir o problema, melhor para iniciar o tratamento”, conclui Adriana.

Para os alunos foi motivo de orgulho a experiência com a comunidade, uma vez que puderam pôr em prática o que haviam aprendido.

“Para mim é gratificante ajudar o próximo, essa é a maior satisfação e motivo para estudar enfermagem. Gosto do meu curso e quando terminar a enfermagem pretendo fazer medicina. Quero ser clínica geral”, diz, entusiasmada, Francisca Erlania, estudante de enfermagem.

O contato com o Instituto Foyer pode ser feito através do telefone (11) 4789-4340 ou pelo site www.foyer.com.br.

www.choraminhices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *