Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Trabalho escolar em grupo e as formigas.

Por J.J.Magodane.

equipe1Trabalho em equipe é desafio para quem precisar compartilhar suas atividades com um alguém, também envolvido na mesma atividade. Parece-nos difícil trabalhar em equipe numa época tão individualista como esta. Para Maria Bernadete, professora, 58, é necessário aprender trabalhar em grupo. É uma possibilidade de socialização também, pois, o individuo sozinho não é coisa nenhuma. O trabalho em grupo engrandece a espécie humana. O homem embora nasça sozinho, é cooperativo e a equipe lembra esse compromisso. “Neste mundo se aprende mais compartilhando os saberes com os outros. Dessa forma a equipe se torna mais completa. Para formar o todo você depende das partes que correspondem a cada um dos integrantes.”, acrescenta ela.

“Os benefícios de compartilhar são imensuráveis, pois, a gente nunca sabe de tudo, sempre há o que agregar com os outros. Devemos aprender a eliminar o ego. Ele sempre nos faz querer aparecer como grandes feitores, quando na verdade deve se ressaltar a importância da cooperação de todos os envolvidos na atividade. Cansei de presenciar atividade que é feita em grupo, mas que na apresentação o colega se refere a primeira pessoa. “Eu fiz”, só para massagear o seu próprio ego. Particulariza a ideia do todo. Isso é terrível”.

Trabalhar em grupo é desafio para todos os setores. Nossa cultura privilegia o trabalho individual, por isso que assistimos muitas individualidades com dificuldade até para se relacionar. Dificilmente alguém terá cem por cento do projeto. Em um projeto a responsabilidade é dos componentes. Precisamos deixar de ser egoístas, individualistas e despertar o espírito cooperativo. O dialogo, a compreensão devem nortear todas as ações. Há muitos querendo levar o nome sozinho. Isso é lástima para o projeto e o dia a dia.

Para Bernadete a escola deve nos lembrar sempre da nossa responsabilidade com o coletivo que começa desde o lar, com o papai e a mamãe e os demais irmãos. Eles são exemplo da importância da família, do grupo e da sociedade.

“Não é exclusividade do homem. Veja as formigas. Deus foi generoso ao colocar o outro do nosso lado. A solidão tem a mínima chance. ”, Concluiu ela.

 

Em todas as grandes obras os homens se juntaram para num trabalho cooperativo, de formigueiro mesmo, trabalharem para o bem comum.

 

E você, o que acha de trabalho em grupo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *