Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Os Governantes Ouvem os Moleiros?

Por Jessé Salvino Cardoso.

moleiro

Quem eram os moleiros?

Os moleiros eram responsáveis pelos moinhos e por sua vez, a classe de trabalhadores de certo modo intelectual da Idade Média, que tinham certa abertura para entender o mundo e suas nuances , posso dizer eram pessoas cosmopolitas em uma perspectiva, e tinham acesso a livros e outras formas de informação.

Os moinhos eram uma “internet” na Idade Média, as pessoas das aldeias e castelos iam até eles para moer trigo e conversar por horas até a quantidade de trigo ser moída.

Após uma breve definição acerca dos moleiros. Qual era sua relação com a política?

As autoridades da época os consideravam como pessoas subversivas, e alguns até mandaram prender alguns moleiros segundo fontes confiáveis. É possível pensar numa relação ruidosa, que exigia certos cuidados e preocupações de ambos os lados.

Os moleiros de certo ponto polemizavam somente os temas políticos com aldeões e camponeses, essas polêmicas assim desencadeavam até rebeliões e esvaziamentos nos feudos, aqui fica claro a situação declarada dos moleiros, como responsáveis pelo beneficiamento da produção agrícola. Eles tinham argumentos sérios e astutos para convencer os camponeses acerca da realidade funesta.

Um detalhe não pode ser negligenciado, o camponês tinha uma vida quase miserável, e os moleiros a classe pensante tinha um pouco mais de recursos e acesso um pouco mais de cultura escrita e oral.

Esse fator tinha uma grande relevância num quadro político já conturbado, essa nuance pode ser vista por outra ótica. O acesso a bens culturais e a leitura, permitia uma crítica caustica.

Aos senhores feudais e ao sistema exploratório de produção, essas condições motivavam certa revolta. E indicavam também riscos futuros significava baixa produção, nesse caso ao entender essa realidade, pode-se dizer que os moleiros eram temidos e respeitados pelas autoridades da época, tinham lá suas razões para se preocuparem com a visão revolucionária dos moleiros e não aceitarem sua atuação entre aldeões.
Os governantes nada bobos viam um conjunto de riscos, mas a nobreza temia ações coordenadas pelos moleiros viessem causar distúrbios sérios na quietude dos vilarejos, essa visão continha insegurança e medo, essa temeridade era um sinal dos fracassos da classe política da época ao gerenciar aldeias e vilarejos não tranquilos.

O discurso era elimine os revoltados, o governante via neles a necessidade de demonstração de poder ao dar as punições aos chefes de possíveis rebeliões e coisas desse tipo.

Não se abriam para negociar com os descontentes e chateados, como alguns fazem hoje, isso advém da Antiguidade, os tempos mudam e mentalidades não, na política isso não acontece como deve e manda o figurino, isso era ausência do real significado do poder na prática.
O conselho que fica é os políticos e senhores feudais deveriam se aconselhar com os moleiros e buscar corrigir seus erros como governantes. E hoje nossos governantes deviam ouvir os “moleiros” atuais.

www.choraminhices.com.br

Foto ilustrativa Wikipedia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *