Por Fernanda Lopes de Sá
Chamamos de vestígio aquilo que resta de uma presença quando a própria presença já não está. Ele não conserva o acontecimento inteiro, apenas o suficiente para que saibamos que algo aconteceu. Uma pegada existe porque alguém passou por ali; uma cicatriz permanece porque houve uma ferida; uma anotação esquecida dentro de um livro indica que, em algum momento, alguém precisou escrever aquelas palavras. Talvez seja essa a natureza particular do vestígio: uma pequena presença deixada por algo que já não se encontra inteiramente diante de nós. Vemos uma dobra numa página e não sabemos por que ela foi feita; encontramos uma xícara sobre a mesa e não sabemos quem a deixou; observamos uma janela aberta e imaginamos que alguém esteve ali pouco antes. O mundo está cheio dessas pequenas provas de coisas que aconteceram sem nós. Conhecer o passado talvez seja, em grande parte, aprender a olhar para aquilo que ficou. Não vimos os animais antigos caminharem sobre a Terra, mas encontramos seus fósseis. Não assistimos às primeiras cidades serem construídas, mas encontramos suas ruínas. Não conhecemos as pessoas que escreveram determinadas cartas, mas reconhecemos nelas a pressão de uma mão, a escolha de uma palavra, a interrupção de um pensamento. Há qualquer coisa de humilde nisso: nunca recebemos o passado inteiro. Recebemos pedaços e, com eles, tentamos imaginar o resto.
Talvez façamos isso também com as pessoas. Alguém nos conta uma fofoca, faz um gesto, guarda silêncio diante de uma pergunta. Não conhecemos tudo o que existe por trás daquela atitude; temos apenas vestígios. Talvez boa parte de compreender alguém consista em aceitar que nunca teremos acesso à história completa. Ainda assim, tentamos. Há em nós uma necessidade curiosa de reconstruir. Encontramos uma marca e perguntamos: o que aconteceu aqui? Talvez essa pergunta seja uma das formas mais antigas de inteligência. Um arqueólogo olha uma pedra trabalhada e imagina uma mão; um historiador lê uma data e procura um acontecimento; um médico encontra um sintoma e procura uma causa; uma criança encontra uma pegada no chão e tenta descobrir quem passou. Talvez toda curiosidade comece assim: alguém percebe que alguma coisa não está apenas ali. Alguma coisa esteve antes.
Hoje encontrei um vestígio banal: muitos papéis descartados no lixo de uma sala de professores. Não havia mistério aparente. Eram restos comuns de um dia de trabalho, folhas que já haviam cumprido sua função, cópias inúteis, rascunhos, avisos que perderam a importância, papéis que haviam organizado algum momento e que agora podiam ser esquecidos. Talvez justamente por isso fossem interessantes. O lixo de um lugar também conta sua história. Aquilo que guardamos revela o que julgamos importante; aquilo que descartamos revela o que foi necessário apenas por algum tempo. Uma folha pode ter sido essencial pela manhã e inútil à tarde. Uma lista pode ter organizado uma aula e depois deixar de significar qualquer coisa. Um aviso pode ter parecido urgente durante algumas horas e, no dia seguinte, já não dizer respeito a ninguém. Há algo curioso na maneira como a rotina consome seus próprios objetos. Muitas coisas existem apenas para ajudar um momento a acontecer e, depois, desaparecem.
Talvez parte da vida seja feita precisamente dessas coisas provisórias. Aquilo de que nos lembramos é geralmente o que julgamos importante: uma conversa, um encontro, uma aula, uma pessoa, uma decisão. Mas em torno de cada acontecimento memorável existem dezenas de pequenos gestos esquecidos: papéis impressos, portas abertas, cadeiras arrastadas, canetas emprestadas, frases escritas rapidamente. Objetos e ações que ajudaram o dia a existir e depois perderam sua necessidade. Talvez o cotidiano seja sustentado por coisas que desaparecem assim que cumprem sua função, e nós raramente percebemos isso. Talvez aconteça o mesmo conosco. Há pensamentos que foram necessários apenas durante uma fase da vida, hábitos que nos ajudaram a atravessar determinados períodos e depois perderam a utilidade, pessoas que permaneceram pouco tempo, mas participaram de alguma mudança que continuou depois delas. Nem tudo aquilo que foi importante precisa permanecer. Talvez essa seja uma das coisas mais difíceis de aceitar. Confundimos permanência com importância, mas talvez haja coisas cuja importância esteja justamente em terem existido apenas enquanto eram necessárias. Uma folha descartada pode ter cumprido perfeitamente sua função. Não precisa continuar existindo para justificar o fato de ter existido.
Talvez nós também carreguemos muitos vestígios: expressões que aprendemos com alguém e cuja origem já esquecemos, maneiras de organizar objetos, medos que sobreviveram às situações que os criaram, gostos antigos, pequenos hábitos. Talvez sejamos, em parte, feitos de coisas que permaneceram depois que suas causas desapareceram. Há algo de estranho em pensar nisso. Somos presentes habitados por restos de muitos passados. Alguns reconhecemos; outros já não sabemos nomear. Talvez uma pessoa nunca seja apenas aquilo que é agora. Talvez seja também aquilo que permaneceu nela: um gesto, uma lembrança, uma frase, uma maneira de olhar. O vestígio não devolve aquilo que passou. Ele apenas impede que o passado desapareça por completo. Talvez seja esse o seu mistério: algumas coisas terminam, mas deixam uma pequena marca suficiente para que saibamos que um dia estiveram aqui.
Fernanda Lopes de Sá, Jornal Choraminhices.


