Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

A Vitalidade do Avô Mica

Por Jessé Salvino Cardoso.

O viajante ao viajar busca entender-se melhor a si mesmo e a olhar o mundo em outras perspectivas. O autoconhecimento é ainda uma das facetas do longo processo que e a viagem em si.
Trata-se de uma fuga não declarada dos problemas familiares e cotidianos que azedam semanas e dias, e a fuga serve para isso, cada viajante parte em busca de uma aventura que possa viver em paz e tranquilidade durante alguns dias da sua vida.
A busca por aventura ou experiências agradáveis deve também fazer parte do pacote, é uma parte importante de todo o processo, é um esforço para sair da rotina, e requer planejamento e outros detalhes como preparar malas.
Nessa viagem que realizei a minha cidade natal, não priorizei somente os lugares regulares que costumava ir quando criança, aliás, muito desses lugares ainda existem. E ainda que a visita regular e anual pontuasse inúmeras coisas e situações em minha vida, mas apenas sinalizou que havia horas e momentos certos para algumas mudanças.
Indo direto ao ponto, ao observar o meu avô Mica, fiquei sinceramente abismado com sua vitalidade e energia para longas caminhadas. Essa vitalidade segundo meu pai persegue os homens de sua família, advinda de gerações e gerações.
Essa vitalidade segundo o ancião em destaque é sinônimo de sua alegria em viver sem as preocupações cotidianas, em termos práticos ele aproveita bem os dias de sua vida bem durável.
Mas em cima de tudo, ele prioriza cuidar da saúde e esquecer o passado, seriam máximas exatas de uma vida saudável segundo ele. Mas segundo Sepp, a estética da presença em Produção dos Sentidos, somente envelheceu como consequência de ansiedade e inúmeras preocupações. Nesse ponto de vista o estudioso tem razão, sendo ele mesmo preocupado com sua vida, estabelece um conjunto de parâmetros para analisar a História e a Literatura com a mesma convicção de um sábio ocidental.
Retornando ao ancião aqui visto, posso ponderar duas visões relevantes acerca do mesmo. A primeira é preciso saber viver segundo um refrão da musica cantada pelo Rei Roberto Carlos, parafraseando a frase viver não é complicado em concordância com a música. E, no entanto o ancião e o estudioso estão na busca do bem viver, trata-se de uma busca interminável similar a de um pirata em busca do tesouro escondido.
A segunda visão a vitalidade tanto em Sepp quanto em Mica, supõe que se precise de uma disposição fantástica para viver entre as dificuldades impostas pela mesma. Os dois comprovam que a vitalidade advém de situações bem elementares ao pensamento rasteiro da mente, viver cada momento com fosse o último de suas vidas.
Outra música que encaixa bem Deixa a vida me levar de Zeca Pagodinho, onde os dois primam pelo bem viver, apesar de viver em realidades diferentes: um vive em país rico e com poderosa tradição, e consequentemente é um estudioso que leciona em uma universidade americana que alia História e Literatura em suas análises nada naturais vivendo em sua terra natal.
O primeiro ancião quanto segundo buscam exaustivamente aprender sempre em qualquer ambiente, o senhor Mica ao contrário do Sepp, não é um estudioso, mas foi um trabalhador estatal que já está aposentado e goza a vida junto á família e regularmente os parentes.
Os três elementos que configuram a vitalidade e o bem viver de Mica e Sepp:
• Sempre Aprender: Os dois buscam aprender sempre algo novo, pois a velhice jamais impediu as pessoas de aprenderem com a vida. Para eles nunca é tarde para se aprender algo que lhes falta.
• Viajar: é necessário a todos, não somente aos anciãos, mas eles demonstraram que de alguma forma a viagem contribui para manutenção da vitalidade, pois nos desenraiza do nosso lar e de coisas que nos prendem.
• Carpem Die: os dois procuram viver como se fosse o último momento de suas vidas em consonância com a mentalidade reinante no mundo de sua época. Considerando que a vida é muito curta e deve ser bem vivida.
Já em vias de conclusão, vejo que a vitalidade só pode ser alcançada mediante o uso adequado desses três elementos, não leve a vida muito á sério como pensam um como outro.
Nessa coluna os dois anciãos buscaram dizer isso com suas vidas, se levar á vida á sério você caro leitor vive muito pouco e pode ser levado à sepultura por causa dessa seriedade excessiva, cuidado viaje mais, não pense nos gastos, pois nada você irá levar para o túmulo, e considere tudo quanto foi nessa coluna, não deixe de ler a Produção de Sentidos de Hans Gumbrecht, tenha uma ótima leitura e viva à vida.
Até nossa próxima coluna, leia e divulgue nosso jornal Choraminhices contamos com você.

www.choraminhices.com.br.

53 Responses to A Vitalidade do Avô Mica

  1. Yago Andrade

    26/10/2018 at 20:08

    foi uma ótima leitura, realmente tem pontos interessantes colocado aqui, é para se refletir bastante em como viver nossos dias pois a vida é uma só e curta.. parabéns ao autor.

  2. Andressa Caroline Ribeiro

    26/10/2018 at 20:11

    O texto nos dá uma dica de viver a vida;viver como se fosse o último momento,ela é muito curta e não devemos nos poupar de vive-la.
    Estamos vivendo pouco.
    Ótimo texto
    Parabéns

  3. cassia de souza

    26/10/2018 at 20:11

    a historia e bem contada mas repete muito os nomes como se não avesse mas conteúdo e ser compartilhado, Mas da pra definir muito bem a historia que ele presenciou naquele momento com sua família e os momentos que ficaram gravados em sua memoria.

  4. Jorge Cesar

    26/10/2018 at 20:14

    hoje em dia não é tão facil viver dessa maneira, a vida é uma correria, tenho certeza que muitas pessoas gostariam de viver dessa maneira mas não é possivel.
    Eu mesmo tenho um sonho de viver viajando, conhecendo novos paises, novas culturas, enfim, uma outra vida.
    Passamos por difuculdades todos os dias, tem ate uma frase que dia que temos que matar um leão por dia, mas nem por isso devemos nos abater, não temos uma cruz que nao possamos carregar, basta acreditar num novo amanha e não desistir.

  5. Gabriel Borges

    26/10/2018 at 20:15

    pois o texto fala viagem O viajante ao viajar busca entende-se melhor a si mesmo e a olhar o mundo em outras perspectivas. O autoconhecimento é ainda uma das facetas do longo processo que e a viagem.o texto fala muito sobre ,Retornando ao ancião aqui visto, posso ponderar duas visões relevantes acerca do mesmo. A primeira é preciso saber viver segundo um refrão pelo Rei Roberto Carlos, parafraseando a frase viver não é complicado em concordância com a música. E, estudioso estão na vida á sério você caro leitor vive muito pouco e pode ser levado à sepultura por causa dessa seriedade excessiva, cuidado viaje mais, não pense nos gastos, pois nada você irá levar para o túmulo, e considere tudo quanto foi nessa coluna, não deixe de ler a Produção de Sentidos de Hans Gumbrech, tenha uma ótima leitura e viva à vida, o texto fala muito muito sobre a vida pois fala que o vida é curta ´para não curtir mas com moderação e com muitas risadas e distrair muito e deixar os problemas da vida de lado e viver, e é isso que acho muito bom e texto.

  6. gleisson vinicius santana da silva

    26/10/2018 at 20:16

    eu gostei do texto ele te da uma liçao de vida que nos nao podemos levar tudo a serio pois nos devemos ser feliz e guando voce e feliz voce tem mais liçao de vida para poder ajudar o procimo

  7. Gabriel Borges

    26/10/2018 at 20:19

    O Texto fala sobre O viajante ao viajar em busca, entende-se melhor a si mesmo e a olhar o mundo em cima de tudo, ele prioriza cuidar da saúde pelo bem viver, apesar de viver em realidades diferentes:ecer o passado.

  8. Igor Penas

    26/10/2018 at 20:24

    O viajante ao viajar busca entende-se melhor a si mesmo e a olhar o mundo em outras perspectivas.A busca por aventura ou experiências agradáveis deve também fazer parte do pacote, é uma parte importante de todo o processo, é um esforço para sair da rotina, e requer planejamento e outros detalhes como preparar malas.

  9. maria aparecida da silva lima

    26/10/2018 at 20:28

    entendi que nao devemo levar td a ferro e fogo temos que curtir a vida aproveitar viajar bastante ;um deles curtia a vida o outro so trabalha muito pensava mais nas obrigacoes enfim musicas que trasiam a realidade viajava pra sair da mesmice sair da rotina queria dar um colorido difernte pra sua vi atras de novos horizontes.seguiu os tramites dos pais e avos,sendo que nao deixou de se se preocupar com sua saudemas quriam aproveitar a vida como se fosseseu ultimo instante ao ver da situacaodeu pra perceber que td era muito importante trabalho estdo mas acima de td curtir a vida em primeiro lugar acima de qualquer coisa resumindo curtir a vida e fundamental.maria

  10. wilkinson P. Cezar

    26/10/2018 at 21:02

    Esse texto nos leva a pensar como a vida é corrida, muitas das vezes não aproveitada da forma correta, mas lendo vemos como é bom viver de uma maneira mais desprovida de tantas responsabilidades.
    Falando sobre a vida de uma pessoa que passou sua vida viajando, tendo novas experiencias.

  11. Daniela Pereira da Silva

    26/10/2018 at 21:12

    etornando ao ancião aqui visto, posso ponderar duas visões relevantes acerca do mesmo. A primeira é preciso saber viver segundo um refrão da musica cantada pelo Rei Roberto Carlos, parafraseando a frase viver não é complicado em concordância com a música. E, no entanto o ancião e o estudioso estão na busca do bem viver, trata-se de uma busca interminável similar a de um pirata em busca do tesouro escondido.
    A segunda visão a vitalidade tanto em Sepp quanto em Mica, supõe que se precise de uma disposição fantástica para viver entre as dificuldades impostas pela mesma. Os dois comprovam que a vitalidade advém de situações bem elementares ao pensamento rasteiro da mente, viver cada momento com fosse o último de suas vidas.

  12. Jessé Cardoso

    26/10/2018 at 21:14

    entendi que nao devemo levar td a ferro e fogo temos que curtir a vida aproveitar viajar bastante ;um deles curtia a vida o outro so trabalha muito pensava mais nas obrigacoes enfim musicas que trasiam a realidade viajava pra sair da mesmice sair da rotina queria dar um colorido difernte pra sua vi atras de novos horizontes.seguiu os tramites dos pais e avos,sendo que nao deixou de se se preocupar com sua saudemas quriam aproveitar a vida como se fosseseu ultimo instante ao ver da situacaodeu pra perceber que td era muito importante trabalho estdo mas acima de td curtir a vida em primeiro lugar acima de qualquer coisa resumindo curtir a vida e fundamental.mariaeu gostei do texto ele te da uma liçao de vida que nos nao podemos levar tudo a serio pois nos devemos ser feliz e guando voce e feliz voce tem mais liçao de vida para poder ajudar o procimo

  13. Jessé Cardoso

    26/10/2018 at 21:20

    Entendi que não devemo levar tudo a ferro e fogo temos que curtir a vida aproveitar viajar bastante ;um deles curtia a vida o outro só trabalha muito pensava mais nas obrigações enfim musicas que traziam a realidade viajava pra sair da mesmice sair da rotina queria dar um colorido diferente pra sua vi atras de novos horizontes.seguiu os tramites dos pais e avos,sendo que não deixou de se se preocupar com sua saudê queriam aproveitar a vida como se fosse seu ultimo instante ao ver da situacionsita pra perceber que tudo era muito importante trabalho estado mas acima de tudo curtir a vida em primeiro lugar acima de qualquer coisa resumindo curtir a vida e fundamentalístico gostei do texto ele te da uma lição de vida que nos não podemos levar tudo a serio pois nos devemos ser feliz e guando você e feliz você tem mais lição de vida para poder ajudar o próximo

  14. natan

    26/10/2018 at 21:20

    otmo kkk parabens poiso aqui kkk muitoooooooooo bommmmmmm que issso de bommm aspecto de aviadoção kkk muitoo bom mesmo por kkk

  15. jose carlos da silva

    26/10/2018 at 21:44

    a vida e muito importante nois devemos aproveita as oportunidades da vida por cada um tem que da valor porque a vida e passageira temos momentos bom e rui basta aproveita cada minuto dela

  16. Jessé Cardoso

    26/10/2018 at 21:46

    .eu entendi que nao podemos leva tudo pelo lado ruim entender o lado do proximo nao ver so as falhas e sim a as qualidade nao julgar e sim em sentivar a vida vive intensamente cm viagens conhecendo lugares diferente conhecer o mundo diferente e onde vivemos

  17. pamela graziela de oliveira lima

    26/10/2018 at 21:48

    eu sou aventureira e adoro curti coisa legais saudaves com minha familia e amigos nao que melhore uma situaçao mais ajuda a resover com muita sabedoria

  18. Amanda Oliveira

    26/10/2018 at 21:50

    Um texto mto bom para se ler e refletir, se levamos a vida somente a ferro e fogo, pensando somente nos gastos e deixando de aproveitar a vida acabamos morrendo e não levando nada com nós e no final não aproveitamos nada dessa vida. Assim como diz no texto vamos aproveitar a vida sem pensar nos gastos porque não levaremos nada consigo e a vida não teria valido de nada.

  19. Mariana e Meira

    26/10/2018 at 21:53

    eu entende que o avô mica gostava de se cuidar,e cuidar da sua saúde para que possa viver com tranquilidade ,e viver uma vida melhor,e com uma bom insanidade mental para sua idade,e viver bem.

  20. Adalberto Felix

    30/10/2018 at 13:05

    Muito interessante o texto, coisa que podemos levar pro nosso dia a dia .
    parabens ao autor

  21. Edileuza / conceição

    07/11/2018 at 18:31

    um texto muito bom para ler e refletir,se levamos a vida somente a ferro e fogo, pensando somente nos gastos e deixando somente de aproveitar a vida acabamos morrendo e não levando nada com nos e no final não aproveitamos nada dessa vida. ele estava em busca de uma aventura pra sair um pouco da rotina do dia a dia um viajante, ele priorizava muito sua saúde, vivia como se fosse o ultimo dia de sua vida os dois buscam sempre aprender algo novo alias nunca e tarde para aprender.

  22. joelma ribeiro

    07/11/2018 at 18:32

    eu tambem acho que na vida temos q ser firme,
    e nao levar a vida tao a serio temos que viver um dia de cada vez
    a gente ver pelos mais velhos pessoas hoje em dia bem

    velhinhos e tem uma disposicao de dar inveja.vamos viver e nao vegetar aproveitar a familia ,a vida com intensidade.

  23. Sandro Alves de Souza

    07/11/2018 at 18:35

    Esse testo fala sobre um jovem que foi visitar seu avo.
    com a visita ele,ficou impressionado com a vitalidade dele.visto que a vitalidade dele vem de uma boa leitura,e vivendo a vida numa boa.
    Sem se preocupar com os problemas ao seu redor,escutando boas musicas.enfim se divertindo a cada dia.

  24. Thamyres / Maria 1

    07/11/2018 at 18:37

    Esse texto e muito interessante,eu aprendi que temos que valorizar mais as coisas da vida em relação as Família.E também pensando somente nos gastos da vida e deixando de aproveitar avida e acabamos morrendo e não levando nada.

  25. JOSE PAULO BARRETO

    07/11/2018 at 18:38

    Eu considero que se aposentou e foi curtir a família depois da aposentadoria, mas o salário é baixo demais.

  26. tiago zapata

    07/11/2018 at 18:38

    Comentarios de Sr.Zapata e Josi almeida…..vamos lá primeiramente sou grato por ter o privilegio de compartilhar essa materia com minha amiga de classe josi almeida. eu achei interressante quando entende que o avô mica gostava de se cuida gostei do texto ele te da uma lição de vida que nos não podemos levar tudo a serio pois nos devemos ser feliz e guando você e feliz você tem mais lição de vida para poder ajudar o próximoO Texto fala sobre O viajante ao viajar em busca, entende-se melhor a si mesmo e a olhar o mundo em cima de tudo, ele prioriza cuidar da saúde pelo bem viver, apesar de viver em realidades diferentes. desde ja grato.

  27. Maria do socorro da silva cardoso

    07/11/2018 at 18:40

    Gostei muito do texto,nos mostra que as vezes estamos com vinte anos e com atitudes de quem tem 50,e nos mostra que fazer as caminhadas nos ajuda muito e nos trás a vitalidade e energia para a nossas vidas
    E não precisamos levar a vida tão a sério,e nem os problemas vamos tentar viver com mais equilibrio possivel e nos deixar a vida nos levar.e nao podemos esperar nos aposentar pra desacelerar.

  28. Luciana Tercilia dos Santos Costa

    07/11/2018 at 18:42

    Acredito nisso realmente não devemos nós apagar as situações pois tudo vem para o nosso aprendizado.Devemos aprender com cada situação seja ela boa ou ruim tudo faz parte de um ciclo da vida.Então aproveitemos a cada momento que a vida nós da e saibamos aproveitar e verdadeiramente viver como se fosse o ultimo dia de nossas vida

  29. ivanilton francisco de santana

    07/11/2018 at 18:46

    entendo que fala de um viajante que quer muito viajar para ficar um pouco longe da familia e esfriar um pouco sua cabeça trata se de uma fuga da familia para se livrar dos problemas familiares cada um foge para uma aventura que possa viver em paz.

  30. maria saryanny alves batista

    07/11/2018 at 19:51

    Eu entendi que devemos curti a vida mas devemos ter responsabilidade para n sofre mas pra frente vejo que devemos nos organiza no dia a dia para n passa sufoco por isso devemos nos organizar.
    musica na minha opinião a musica pode ajuda como tmbm atrapalha por isso devemos escolher bem as coisas que nos quer pro nosso dia a dia devemos procura termos uma estrutura estável mas para isso dar certo devemos tomas cuidado com as nossas decisão

  31. Beatriz

    09/11/2018 at 18:59

    O texto é muito bom, nos ensina a viver um dia de cada vez com responsabilidade, almejando o futuro mas sem deixar de pensar no presente.

  32. OSCAR WILDE PINTO LIMA

    16/01/2019 at 14:02

    Palavras lindas.

  33. Camila Tamires Ferreira da Silva

    11/03/2019 at 11:10

    o texto é lindo e com ele aprende como se devemos viver

  34. Camila Tamires Ferreira da Silva

    11/03/2019 at 11:15

    Palavras lindas aonde ensina a viver um dia de cada vez com responsabilidades e nos organizar e devemos escolher
    nos organizare tomar cuidado em nossas decisoes.

  35. michele souza ferreira

    11/03/2019 at 11:16

    entendi que que temos que dar valor para nossa familia seja os pequenos e grandes momentos mais todos valem apena

  36. Heitor Augusto Guilherme

    11/03/2019 at 11:16

    Devemos aproveitar mais a vida, o tempo é tão curto, não importa a classe rica ou pobre, basta viver de maneira que você venha aproveitar o máximo ! O texto com um bom conteúdo e um bom exemplo de historia dos indivíduos.
    Parabéns ao autor do texto!

  37. Franciele barbosa

    11/03/2019 at 11:17

    Esse texto mi fez pensa na vida que vivemos muito preocupados e não vivemos .devemos se preocupar em viver e não só nos problemas rotinas continuamos quebrando a cabeça DEVEMOS VIVER CADA DIA DIFERENTE.

  38. Flavia do Nascimento Octavio

    11/03/2019 at 11:20

    este texto conta que tem coisas que conseguimos superar e ver que todos nos passamos por muitas situaçoes desagradaveis e agradaveis na vida e no dia a dia com os problemas ele achou um jeito de fugir da situaçao viajando pra varios lugares.

  39. Franciele barbosa

    11/03/2019 at 11:20

    amei

  40. patricia nogueira de almeida

    11/03/2019 at 11:22

    fala sobre um cara que viver viajando e ensina nos a dar valor aos pequenos momentos em familia

  41. gtabriel

    11/03/2019 at 11:24

    Eu entendi que devemos curti a vida mas ter responsabilidade nao sofre muito,eu tbm comsidero se aposentou e foi curtir a familia

  42. felipe

    11/03/2019 at 11:25

    Eu entendi que devemos curti a vida mas ter responsabilidade nao sofre muito

  43. João Carlos

    17/03/2019 at 16:32

    Boa reflexão. Acredito que em nossas vidas existem fases de comportamento, mas em todas elas devemos ter o controle e reflexão de tudo que fizermos. No que se refere a responsabilidades, devemos tratar com seriedade, mas em todas as fases devemos saber nos divertir e ter prazer em algumas coisas, como passear, ir ao teatro, cinema, caminhar, viajar, etc. Na juventude devemos escolher nossos caminhos profissionais e familiares. Na fase mais adulta, devemos planejar e começar a realizar sonhos, desejos e construir um futuro que nos deixe tranquilos. Na fase mais avançada, ou velhice, devemos fazer a colheita do que plantamos. Hoje, eu por exemplo, estou fazendo coisas que deixei de fazer ou que não tive tempo para fazer antes. Digo que hoje estou me agradando. Viver bem é se sentir bem naquilo que se faz. Paz a todos!

  44. Yasmin

    04/05/2019 at 10:22

    O texto relata algo que acontece na vida,que acontece com todos,que devemos enxergar a vida com outro ponto de vista que devemos aproveitar não somente algo grande e sim dar valor também as coisas simples da vida,viver com intensidade sem medo de arriscar,que a vida e curta todos nós sobemos,mais temos também que saber aproveitar a cada segundo.
    Que texto,que reflexão.
    Parabéns!

  45. Juan Biazini de Souza Leite

    07/05/2019 at 18:46

    Temos que viver a vida em sua plenitude pois hoje estamos aqui e amanhã ela (vida) a Deus pertence.
    Enfim conforme o texto na música de Zeca Pagodinho (Deixa a vida me levar) então vamos vivendo,aprendendo e conhecendo as coisas belas e boas e esquecendo as ruins pois temos que ser feliz e agradecer a tudo que Deus nos deu.

  46. Alessandra Santos Lima

    08/05/2019 at 21:07

    Através deste texto vemos que dois anciãos com perspectivas diferentes sobre a vida, chegam a mesma conclusão quando se fala em vitalidade, saúde e longevidade. Ambos concordam que para uma vida ser longa e bem vivida deve-se aproveitar o momento presente e se preocupar menos com o que veio antes e o que vem depois, simplesmente viver e valorizar os pequenos momentos, assim como em nossas viagens que nosso foco é apenas aproveitar, curtir e conhecer sempre algo novo.

  47. Ewellyn Cristina

    22/05/2019 at 20:15

    Entendi que devemos viver de bem com a vida, aproveitar ao máximo, pois o tempo passa muito rápido. Adorei o texto, tem um ótimo conteúdo!!!

  48. Patricia

    04/09/2019 at 21:08

    Texto é ótimo nós ajudar a viver um dia de cada vez aproveitando máximo cadê segundo,Porque vida é uma só texto realme é muito bom parabéns

  49. Patricia santos de souza

    04/09/2019 at 21:09

    Texto é ótimo nós ajudar a viver um dia de cada vez aproveitando máximo cadê segundo,Porque vida é uma só texto realme é muito bom parabéns

  50. Patricia santos de souza

    04/09/2019 at 21:10

    Texto é ótimo nós ajudar a viver um dia de cada vez aproveitando máximo cadê segundo,Porque vida é uma só devemos curti cada minuto parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *