Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

O Cinema Coreano e a História

Por Jessé Salvino Cardoso.

O viajante ao viajar busca entende-se melhor a si mesmo e ao olhar o mundo em outras perspectivas. O autoconhecimento é ainda uma das facetas do longo processo que é a viagem em si.

Trata-se de uma fuga não declarada dos problemas familiares e cotidianos que azedam semanas e dias, e a fuga serve para isso, cada viajante parte em busca de uma aventura que possa viver em paz e tranquilidade durante alguns dias da sua vida.

A busca por aventura ou experiências agradáveis deve também fazer parte do pacote, é uma parte importante de todo o processo, é um esforço para sair da rotina, e requer planejamento e outros detalhes como preparar malas. Nesta coluna irei dar continuidade a tetralogia sobre o Cinema coreano, iniciada na coluna anterior, tendo em vista que já foi falado da capacidade de crescimento dessa indústria.

Neste aspecto , os cineastas coreanos sempre retornam ao passado de seu país, em especial nisso diferem do cinema chinês e japonês. Eles gostam de pontuar o nascimento mítico da nação, reinventando esse nascimento a partir de uma leitura pós-moderna do mundo, essas reinvenções sempre resguardam alguns aspectos críticos.

O filme Kundo: Fora de Controle do cineasta Jong bin Yun representa bem esse tipo de releitura, ao esclarecer a história nacional a partir da ótica da população coreana, onde ironiza acidamente os políticos do país e confere aos governantes coreanos um senso de corrupção.

O cineasta em apreço, assume seu papel de intelectual engajado ao levar os telespectadores a refletirem sobre esse assunto, pensa que se trata de um mal globalizado em que todas nações padecem sem saída e suspeita de que o mal não tenha uma solução palpável a curto prazo.
Essa suspeita levanta algumas questões sérias. Como os coreanos reagem a corrupção da classe política do país?
Como os artistas reagem a isso?

São perguntas que o cineasta tenta responder um conjunto de questões dessa natureza, é admirável seu senso crítico e o jeito como expõe isso ao mundo com um profundo realismo digno de nota, esse cineasta demonstra com seriedade esses problemas que afetam o mundo globalizado.Essa nova geração de cineastas sul-coreanos tem de certa forma explorado com afinco esse tipo de releitura aprofunda questões de um mundo despedaçado e globalizado, em especial os filmes que misturam ação e drama com uma relance histórico dando um tom épico ao comum nada estranho, somente popular .

A ideia do cineasta ao representar o jovem Dolmuchi, o protagonista do filme “Kundo: Fora de Controle,” não é o tipo típico de herói que a gente vê nos filmes. Ele é um açougueiro, uma ocupação indesejável que automaticamente colocado uma pessoa no estratos mais baixos de plebeus na era Joseon meados do século 19 (1392-1910) .Ele mata animais, corta a carne com o seu machado de ferro e vende-lo para famílias nobres por menos de um centavo.Ele é um jovem de 18 anos de idade, com cabelos longos irregular e grosso.Ele não é tão inteligente, mas é bondoso e satisfeitos com a vida, desde que ele tem comida para o dia.”Eu não dei Dolmuchi características do tipo herói, porque não é isso que eu queria dizer através do filme “, disse o diretor Yoon Jong-bin na imprensa a estréia do filme na semana passada.”Não são as pessoas especiais ou talentosos, mas as pessoas muito comuns que podem mudar o mundo, especialmente quando se reuniram em massa.

Nessa representação do herói problemático com o açougueiro Dolmuchi , ressurge aquela ideia de que a classe camponesa sempre exige alguma forma mudanças estruturais, onde pode se ouvir em alto e bom som o grito dos pobres ontem e hoje no mundo com ou sem globalização, o cinema sempre vai fazer ouvir essa voz. E traz com consequência um problema mal resolvido no mundo de que os políticos devem se atentar para a gravidade exposta. O cineasta reveste o seu herói de um discurso audacioso e vingativo , que se entende que os pobres terão seu lugar ao sol.

A irônica representação de um grupo de justiceiros escondidos nas montanhas, faz referências a um passado chinês e ao mesmo tempo europeu. E ele indica que a justiça deve ser realizada tendo em vista o equilíbrio social e econômico de um país, segundo o cineasta isso é um remédio para os sofredores no mundo.

” Nesta história de Robin Hood do tipo, um grupo de bandidos conhecidos como Kundo representa as pessoas comuns e os bons que lutam contra a classe privilegiada vilão,filho de um nobre. Dolmuchi junta-se ao grupo de bandidos depois de sua mãe e irmã foram mortos em um acidente resultante de um acordo ingênuo que fez com Jo. O grupo Kundo de certo ponto pode assim ver as injustiças praticadas. O cineasta não enxerga um problema individual , mas um problema coletivo que ganha força á medida que aumenta.

Profunda tristeza e raiva de Dolmuchi para se juntar à tripulação e mudar seu nome para Dochi, um momento crucial representado por seu novo penteado – raspar a cabeça.Com a ajuda de Kundo, ele jura vingar-se Jo. Ouve-se o grito de guerra “Somos pessoas quando estamos juntos, mas quando nos dispersar, nós somos bandidos”, os membros da Kundo usar espadas e arcos para defender os fracos e pobre contra o clã Jo da classe alta.

A fome crônica e dor das pessoas comuns da época são ilustrados ao longo do filme, o que levou os espectadores a carranca ainda simpatizar com as realidades da era Joseon. Neste aspecto o cenário de pobreza revelam um problema global , poiso filme assume essa mensagem , e outorga aos pobres e oprimidos o direito de voz. Tem lugar durante o 13 º ano do reinado do Rei Cheoljong, quando a corrupção na classe dominante e da sua exploração da população empurrou as pessoas comuns sobre a borda. A representação que o cineasta faz da corrupção ganha contornos
O cenário é pesado, mas o diretor acrescenta mexendo ação e uma dose adequada de humor para permitir que o público a rir de situações potencialmente graves e com as limitações Dochi enfrenta como um herói terra-a-terra.Country e Western toca durante as cenas intensas corpo a corpo, o que cria uma sensação de euforia.Enquanto Dochi representa um herói simpático e acolhedor, seu inimigo Jo é um vilão de coração frio que mata as pessoas sem pesar ou tristeza, como fogo contra água.

No entanto, Jo é diferente de um vilão típico. Ele é capaz de ganhar a simpatia do público. Como uma criança triste nascido fora do casamento, o seu passado trágico lhe dá o direito de agir de determinada maneira.Então, quando Jo grita: “Somente aqueles que apostar sua vida para mudar seu destino dado pode lutar contra mim”, os espectadores podem não concordar, mas entender.Além disso, capaz de fazer uma série de decisões cruéis e ainda ganhar piedade do público, graças aos seus encantos.Se os espectadores estão esperando justiça poética, em que a virtude é recompensada, e vice punidos, eles não vão ver muito do que no filme. O cineasta cria um vilão em certo aspecto com um passado sombrio, mas que consegue dar o seu melhor, e ao mesmo tempo ele ironiza a criação aristocrata de Jo,revelando a manutenção da dinastia no trono de Joseon.

Mas há muito para desfrutar, incluindo o elenco de personagens diversos, que acrescenta ao tema pretendido pelo diretor do grupo-heróis “Kundo: Fora de Controle”.Caro leitor nos acompanhe em nossas colunas e entre seus amigos divulgue-as durante os anos que passam ao longo do caminho. Até a próxima coluna , caro leitor.

www.choraminhices.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *