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O Passado e o Presente

O momento nos convida a  continuidade a série ” Vilões da Bíblia ” e a subcategoria ” israelitas rebeldes “, nesse momento escrevendo a  décima quinta coluna sobre o príncipe Absalão em  o passado e o presente.

Passava pela cabeça do jovem príncipe Absalão vincular o passado ao seu presente, de forma nenhuma o nosso presente, essa vinculação ocorria quando fosse pagar seu voto em Hebrom.

Agora o príncipe Absalão encara os momentos complexos que o poder pode lhe oferecer num mundo fragmentado em pequenos reinos conquistados por seu velho pai.

Sinuosamente as medidas do poder eram realmente complexas e desafiantes ao mesmo tempo, para o jovem príncipe Absalão. Em geral , ele precisava entender os desafios que o poder lhe impunha naquele momento.

Sabiamente ele teve que se misturar aos viajantes , e lidar com os dilemas de pessoas comuns , e ao mesmo tempo aprender a conciliar o passado ao presente de forma excêntrica, para burguesia israelita isso cheirava uma ponta de exotismo.

Assim o príncipe Absalão previu todos os riscos que poderia correr mediante sua alta ambição que quase atraiu uma traição real  a vida cheia de polifonia  de um príncipe querendo o trono, e não torno de um oleiro.

Diante dessa enorme polifonia da vida , ele rechaça esses conjunto de desafios e conquista a atenção de um povo que ascende ao sucesso mediante seu aprendizado a um importante livro e fé inabalável, mas nada se reduz a sucesso somente.

O príncipe Absalão recorre a um desafio comum para ele naquele instante , ele parte em busca desse precioso aprendizado  em busca sabedoria de que realmente precisava.

Em cada esquina, ela poderia aparecer o príncipe Absalão queria apreciar em termos gerais, não em termos específicos  que acostumamos a refletir aqui nesta coluna.

O momento era basicamente oportuno para o assento luxuoso do trono, mas ele ainda não estava pronto  para lidar com as muitas demandas advindas do trono  que em sequência iria isso acontecer em um processo gradual e constante.

Portanto ao olhar o passado , o príncipe Absalão busca um conjunto de respostas possíveis   que ele mesmo poderia dar todo esse conjunto de  desafios, em termos gerais isso seria um só risco.

Realmente o príncipe Absalão não sabia como lidar com esse conjunto de  desafios constantes em seu futuro governo; esse futuro também demonstrava um conjunto de dados complexos ao poder e seu usuário.

Era um tremendo desafio  para um príncipe que somente queria um exercício de poder , isso era o seu presente como o terceiro na linha de sucessão ao ascendente  reino de Israel.

Simbolicamente tudo seria um pedaço de conflito que ainda o esperava redesenhar seu futuro como um possível governante, são peças de um novo mundo ainda possível que ficaram em seu quebra-cabeças em sua aberta mente.

E cada risco oferecia um conjunto de  efeitos colaterais arriscados e ao mesmo tempo ofereciam um novo risco cabal ao jovem Absalão  que somente tinha uma coleção de olhares para o trono.

Naturalmente imaginava que seria realmente fácil tomar o trono de seu filho pai, nada poderia ser muito fácil para ele naquele sonoro momento , que distante ouvia sons advindos de instrumentos tocados no campo, na tosca origem de sua família.

Temidamente  o jovem príncipe Absalão aceitou todos os possíveis desafios constantes do poder  em sua totalidade sombria e solitária em que ele não tinha nenhuma forma de autoridade, em risco e em processo arriscado.

E o príncipe ficou sem saída objetiva e necessária para lidar com dilemas do poder , ele escolheu ouvir seus sábios no monte da incerteza onde as dúvidas existenciais se faziam presentes, meu prezado leitor ainda falta muito para lidar com isso. Aconselho  o prezado leitor  a ler três obras fenomenais ” A Beleza salvará o mundo” do filósofo e linguista Tzevtan Todorov e a obra monumental ” A História da Beleza ” do semiólogo , linguista Umberto Eco, e a obra monumental ” O monte do mau conselho ” do escritor Amós Oz.

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