Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Gente fofoqueira é fogo que queima?

Por José Namboretti.

Você consegue manter segredo a você confiado por um amigo ou um aluno? Pois parece difícil guardar para si uma conversa confiada por alguém que o estima. Os segredos parecem dar cócegas nas pessoas, a tentação de contar para outro é cruel. A pessoa não sossega enquanto não conta. A ética é algo que se jura em qualquer curso, mesmo aquele de catequese, é lícito fazer juramento. Você consegue guardar segredo? É comum os alunos confiarem segredos para os professores, em uma relação de confiança, haja vista ser a escola seu segundo lar, local de convivência. Aqui encontramos os irmãos que não são de sangue, professores que são nossas mães na iniciação literária, que são nossos tutores na busca do conhecimento.

Quantos alunos já o procuraram para contarem algo confidencial? Os alunos se confessam para o professor na esperança de que seus diálogos ficarão entre paredes escolares, mas quando veem, toda a universidade sabe!

Mas a língua de sapo deve ser penalizada, costurada, porque a ética é implacável, não se vende, muito menos se negocia. De modo que se deve evitar faltar mal de outrem, porque em nossa vida o contrato coletivo sobre a ética rege o que devemos falar e o que não devemos falar. Falar é uma coisa, mas dizer que isso realmente não deve acontecer seria quebrar com o juramento que por várias vezes repetimos. A pessoa nos confia seus problemas na esperança de ser ajudada ou simplesmente nos tem como amigo para desabafar.

É licito falar mal de alguém ou mesmo um parceiro? Você já presenciou um caso em que alguém tornou público o segredo? As pessoas têm hábito de falar mal até mesmo de colega tão querido.

Você já divulgou conteúdo restrito que lhe fora confiado por um amigo e todo mundo ficou sabendo? Quem mais se arrepende é quem vaza o segredo ou quem o confia à pessoa errada?

Não é só de mãe biológica que vive o aluno, ele encontra muitas mães em várias áreas de conhecimento, que o acompanham para sempre. Acabam ficando para sempre na vida do aluno, mesmo contra a vontade. O conhecimento se adquire para sempre e com ele chegam lembranças das pessoas que nos ajudaram na lapidação. O homem moderno não consegue andar sozinho, precisa de alguém que lhe faça companhia na estrada da vida. Para compartilhar seus momentos na sombra ou no sol.

Antes de começar a contar, lembre-se do seu juramento, a ética e a responsabilidade que você tem para com os amigos e com a sociedade.

Conte-nos a sua história sobre confiar em alguém que não merecia confiança. Uma verdadeira quebradeira de ética que juramos constantemente.

Gente fofoqueira é fogo que queima, é fritada em azeite. Queima na quietude!!!

www.choraminhices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *